© Copyright  2000, 2001 / 2002 / 2003 - Brava Gente Brasileira:  Genealogia no Brasil -  Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total  ou parcial por quaisquer mídias ou veículos, sem citação da fonte. Website depositado na Biblioteca Nacional do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Informações   especialmente históricas e literárias , pesquisas, documentos e receitas constituem  propriedade material ou bem  intelectual dos membros das famílias  citadas neste website genealógico. 

Ícone: Horas Marianas, livro de oração de Maria carolina Alves Machado,  minha ancestral, que nele anotava dados genealógicos.  Impresso em Paris, 1827. VOLTE PARA A PÁGINA INICIAL POR AQUI

Ícone: certidão de nascimento de Sylvio de Oliveira Guimarães, avô da editora. FAMÍLIAS E SOBRENOMES PESQUISADOS

Ícone: Solar dos Guimarães, em Ouro Preto, MG. Casa onde viveu o escritor Bernardo Guimarães -  Crayon de Renato Picazzio - ÁRVORE GENEALÓGICA DESTE RAMO DA FAMÍLIA - LINKS LITERÁRIOS
Ícone: Solar dos Alves, em Soledade de Itajubá, hoje Delfim Moreira, MG. Crayon de  Delu Senna Machado. ÁRVORE GENEALOGICA  DESTES RAMOS DA FAMÍLIA
Ícone: Colégio Três Corações, fundado por Olympia Guimarães Fonseca, bisavó da autora deste site, fundadora de mais 4 escolas em MG e SP. Crayon sobre foto de Maria Paula Guimarães Lopes.
Ícone: Casa da Travessa da rua Barão de Petrópolis,  Rio de Janeiro RJ. Crayon sobre foto de Suely Guimarães.
Ícone: Oliveira, árvore-símbolo de Portugal,  onde se fixa meu pé europeu. O outro pé está nas tabas.   ÁRVORE GENEALÓGICA DA AUTORA E EDITORA DO SITE
Ícone: prensa manual, do século XVII. NOTÍCIAS DE NOSSA GENTE
Ícone: Cozinha (de fora) de uma fazenda sul-mineira. AS MELHORES RECEITAS DA NOSSA FAMÍLIA AGORA REVELADAS
Ícone: antigas árvores de costado, manuscritas, século XIX. Origem: Portugal FICHAS, DIAMAGRAS E FORMULÁRIOS DE GENEALOGIA
Ícone: Relógio antigo sobre folha de outono. Criação digital. FORMULÁRIO PARA  VOCÊ ATUALIZA OS DADOS DO SEU RAMO
Ícone: primeiro mapa que delineia o Brasil (1502) Chamado Mapa de Cantino.
Ícone: Árvore de Costados Manuscrita. Origem: Espanha. Século XIX. A QUEM ESTE SITE É DEDICADO
Ícone: Família do procurador do Estado de Minas Gerais, Albino José Alves Filho, bisavô da autora do site. FOTOS DE FAMÍLIA
O QUE É CHF?

 

Por Regina Cascão, Ari Salomão Thomaz e Fernanda Guimarães

 

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias 
(também conhecida pela sigla em inglês LDS -- Latter-day Saints ou por Igreja Mórmon),   por conta de alguns de seus preceitos,  possui dados sobre gente e família de todo o mundo. Numa caverna climatizada em Salt Lake , cidade do estado americano de Utah, estão microfilmes de diversos livros e documentos (livros de batismos, de casamentos, de óbitos, censos, documentação de cartórios, etc) do mundo todo.



A sigla LDS é traduzida ao português para  SUD -- Santos dos Últimos Dias. Portanto, LDS e SUD são a mesma coisa. 


Todos os locais onde as autoridades detentoras desses documentos deram permissão, os documentos foram microfilmados.  Esses microfilmes estão disponíveis para consulta por qualquer pessoa, não  apenas a membros da Igreja, nos Centros de História da Família -- CHF que muitas capelas mórmons possuem. 



COMO DESCOBRIR O MICROFILME 
QUE LHE INTERESSA 

 

Outra grande ajuda aos genealogistas proporcionada pela LDS (que agora vc já sabe o que é...) é prestada por meio do site mantido por ela: o FamilySearch 

 

Neste site, você pode baixar  de um programa gratuito para organizar seus dados: o PAF -- Personal Ancestral File --  que é freeware, quer dizer, você pode baixar e usar sem precisar pagar  pelo uso. Em suma, é gratuito. Além do PAF, você você tem vários instrumentos de pesquisa neste site.  



Você pode, por exemplo, pesquisar a existência de registros de pessoas com o mesmo sobrenome, que lá estarão especificamente porque remetidos por algum membro da Igreja, de acordo com aqueles preceitos que foram citados lá no começo desta conversa. Há  ainda alguns registros (poucos do Brasil, mas existem) que têm como base os microfilmes que eles andaram fazendo pelo mundo. 



De qualquer forma, é sempre um bom ponto de partida para a sua pesquisa. 


Claro que seria um golpe de sorte você encontrar o seu bisavô lá relacionado. Mas o site serve especialmente para você obter o número do microfilme no qual estão gravados os dados da cidade Tal, em Tal país.


Portanto, você  também pode buscar a cidade, o local, a época que lhe interessa, navegando conforme as instruções simples do próprio site. E, se estiver microfilmado, você obterá o número do microfilme.


 


SABENDO O NÚMERO DO MICROFILME, EU FAÇO O QUÊ COM ISSO? 

 

Você já tem meio caminho andado. Com o número do microfilme, Você procura uma capela LDS/SUD que possua CHF -- viu como Você está ficando craque com essas siglas? -- e lá poderá pedir o microfilme que lhe interessa. 



Não adianta ficar no escarafunchando o site porque a base de dados dos microfilmes NÃO estão disponíveis via Internet.  Também não adianta ficar entrando nas Listas de Discussão de Genealogia para perguntar aos colisteiros em que lugar do site estão as certidões de casamento, nascimento, óbito etc. 

 

Você só conseguirá fazer essa pesquisa num CHF mais próximo da sua casa. 

 


No Brasil,  os microfilmes são distrubuídos a partir de S. Paulo, que possui cópias de grande parte dos microfilmes de Utah. Se  o microfilme  for de outro País, poderá demorar até 3 meses para chegar aqui. Tenha paciência. Genealogia é um exercício permanente de paciência e perseverança. 


Ao chegarem os microfilmes que você solicitou, a bibliotecária do CHF vai lhe telefonar. Então, você será comparecerá ao CHF para examiná-los nas máquinas leitoras de microfilme que lá existem. 

 

Em outras palavras: você vai ver a cópia exata do registro de um batismo, por exemplo, como se estivesse folheando o livro.  Você tem dois meses para usar o microfilme, renovável por mais dois meses. Após esse tempo, o microfilme retorna à centralizadora. Lembre-se apenas que cada CHF tem seus dia e horário de funcionamento próprios,  porque as pessoas que lá atuam são membros voluntários. 

 

Escolha o CHF mais perto de sua casa e ... boa caça!

 

Leia também: 
Como pesquisar no CHF1

 

Como pesquisar no CHF2

 

Como baixar o PAF  (Passo-a-passo e ilustrado) 

 

 

Ícone: Coleção de Livros - Criação Digital - BRAVA GENTE BRASILEIRA - GENEALOGIA NO BRASIL
Ícone: Procura no Dicionário - VOCABULÁRIO DE PESQUISA GENEALÓGICA - BRAVA GENTE BRASILEIRA - GENEALOGIA NO BRASIL
Ícone: pormenor de pintura ruprestre na Serra da Capivara, PI,  Brasil - TEMAS CORRELATOS À GENEALOGIA -  BRAVA GENTE BRASILEIRA -  GENEALOGIA NO BRASIL



Associação Brasileira 
de Genealogia


Grupo de Discussão de
Genealogia  Mineira  
   


Associação Gentree 
Genealogia & História 


A
ssociação Online de Autores de Genealogia em Português



Genea Portugal 
Portal de Genealogia 

  Clique aqui para voltar à Página Inicial do website de genealogia "Brava Gente Brasileira"

 

O padrão estético deste website fica superior se você dispuser das fontes:

Havendo interesse, solicite as fontes : bravagentebrasileira@yahoo.com.br
Favor comunicar quebra de links: bravagentebrasileira@yahoo.com.br
 PRESERVE A MEMÓRIA NACIONAL.   DEFENDA A  HONESTIDADE INTELECTUAL.  RESGUARDE A ÉTICA.